Et Tu Brute ?
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POST CORTADO

Ir para baixo

POST CORTADO Empty POST CORTADO

Mensagem  Admin Sex Out 17, 2008 9:09 pm

Cimeira dos 27 termina hoje com acordo sobre medidas financeiras
por Admin Ontem à 9:13 am

Os líderes da União Europeia terminam hoje a cimeira de Outono em Bruxelas, com sinais de unidade frente às turbulências financeiras mas mostrando divergências cada vez mais evidentes sobre os respectivos planos de luta contra as alterações climáticas


O primeiro de dois dias da cimeira terminou quarta-feira com um acordo unânime dos 27 sobre as medidas a aplicar para normalizar o funcionamento dos mercados e a necessidade de uma reforma profunda no sistema financeiro mundial.

O presidente do Conselho Europeu no segundo semestre deste ano, o francês Nicolas Sarkozy, anunciou o consenso dos líderes europeus sobre a necessidade de refundar o sistema financeiro com bases mais transparentes, de modo a evitar a repetição do colapso das últimas semanas.

Os 27 chegaram a acordo sobre a necessidade de uma cimeira internacional, em Novembro se for possível, com a presença dos líderes de todas as grandes economias, incluindo as dos países emergentes, para debater a questão do sistema financeiro mundial.

Sarkozy referiu que "toda a Europa, sem excepção", apoiou as medidas definidas pelos países da Zona Euro na reunião de domingo em Paris, destinadas a facilitar o funcionamento do mercado de crédito interbancário, injectando capital nas entidades bancárias em dificuldades.

Tanto o presidente francês como o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, destacaram o papel de liderança assumido pela União Europeia na resposta às turbulências financeiras e concordaram em que devem ser os europeus a estar na linha da frente para a reforma do modelo de funcionamento dos mercados financeiros.

Mais difícil parece ser chegar a uma declaração comum que permita manter vivo o compromisso de conseguir até final do ano um acordo para a aplicação dos compromissos de redução dos gases que provocam o aquecimento do planeta.

Os planos da presidência francesa contam com forte oposição de Itália e de oito países da Europa Central e de Leste (Bulgária, Estónia, Eslováquia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e Roménia).

Esse grupo de nove países pediu quarta-feira aos restantes parceiros da EU que reduzam as metas de redução dos efeitos dos gases de estufa face à gravidade da situação económica.

Contudo, Sarkozy recusou a proposta, afirmando que a crise não pode travar a ambição dos países europeus de reduzir os gases que provocam o aquecimento da Terra, mantendo o objectivo 20-20-20: redução das emissões de dióxido de carbono em 20 por cento, destinar 20 por cento da energia consumida às energias renováveis e diminuir em 20 por cento o consumo energético mundial.

Lusa/SOL
Admin
Admin



Mensagens : 1229
Registrado dia : 30 Maio 2008




ESTA MANIA QUE TEEM DE CORTAR OS COMENTARIOS..............
por RONALDO ALMEIDA Hoje à 6:23 pm

Nao esta NADA BEM!!
RONALDO ALMEIDA



Mensagens : 3697
Registrado dia : 31 Maio 2008
Idade : 52
Localização : ORLANDO FLORIDA USA

Admin
Admin

Número de Mensagens : 270
Data de inscrição : 19/09/2008

https://mulher.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos